Estudos da Literatura de Mato Grosso

Artigos de pesquisadores e Informações de ações do Núcleo Estudos da literatura de Mato Grosso Wlademir Dias-Pino

1.2.09

Uma Maneira Simples de Voar

          A literatura é muito importante na vida da criança, pois a literatura apresenta inúmeras possibilidades e contribui para a evolução da humanidade, ela tem como função expressar o belo, proporcionar conhecimento, prazer e sentimentos, questionar ideologias. A literatura infanto-juvenil tornar-se necessária para desenvolver a formação do gosto estético e do espírito crítico do seu leitor, ampliando a visão da vida, tendo em vista que esta literatura é o primeiro passo para a criança no mundo da leitura.

         Uma maneira simples de voar é uma obra da literatura infanto-juvenil, ambientada no cerrado mato-grossense, escrita por Ivens Cuiabano Scaff e ilustrada por Marcelo Velasco.

         Publicada primeiramente em 1997, através do apoio da lei de incentivo a cultura de Mato Grosso, publicação com ilustrações em preto e branco, adaptadas em bico de pena. Depois de 17 anos, em 2006, a editora Entrelinhas lançou a obra em colorida com as ilustrações originais.

         O autor Ivens Cuiabano Scaff é cuiabano, poeta, escritor, autor teatral, professor universitário e médico, já publicou sete livros, sendo três de poesias e quatro infantis, entre eles: Mamãe, sonhei que era um menino de rua, A fábula do quase frito e o Papagaio besterento e a velha cabulosa.

Segundo Scaff, o livro Uma maneira simples de voar foi escrito, a princípio, com o objetivo de falar a respeito da lenda do minhocão, deveria inicialmente ser um texto de somente três páginas, mas acabou virando livro.   

         O tema é o poder da amizade. Narra a história de Ade, menina muito curiosa e perguntadeira, e Amis, típico mato-grossense, observador da natureza e apreciador de uma boa prosa, as ilustrações tem as característica do cerrado, representam as árvores da região como pequizeiro e cajuzeiro, os peixes pintado e piranha, animais como jacarés e capivaras, e as lendas regionais: o minhocão, serpente gigantesca, fluvial e subterrânea que vara léguas e léguas por debaixo da terra, indo solapar cidades e desmoronar casas. Escava grutas nas barracas, naufraga as barcas, assombra pescadores e viajantes.

         O minhocão é um elemento sobrenatural, direciona a forma de viver e agir do homem simples no seu habitat, tendo em vista que, segundo seus valores e costumes, desrespeitar a natureza ou desafiar o sobrenatural poderá sofrer das atitudes deles.

         A obra é indicada para todas as idades e tem sido adotada pelas escolas para as primeiras séries do ensino fundamental. Scaff propõe uma inovação: conta uma história maravilhosa que diverte a criança e ao mesmo tempo leva-a a uma visão crítica do mundo, pois faz uma fusão do mundo real com o mundo da fantasia. O texto focaliza os interesses e angústias das crianças e suas relações afetivas. Por meio dos personagens, eles participam e discute problemas comuns das crianças.

Desta forma, o livro de Scaff é extremamente significante, pois prioriza a criticidade, a imaginação e a emancipação do leitor infantil. E este contato das crianças com a literatura é muito importante, principalmente em se tratando de uma literatura de qualidade como o livro Uma maneira simples de voar, que possui um belo texto literário carregado de significados simbólicos, com elementos regionais, que podem ser percebidos a cada nova leitura.

 

 

Carolina Tito Camarço

Egressa da UNEMAT e pesquisadora do Núcleo Wlademir Dias-Pino

 

criado por dante_gatto    15:18:33 — Arquivado em: Sem categoria

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.


Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://nucleodepesquisa.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.